quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Diwalli em Haridwar

Diwali is a five day festival that represents the start of the Hindu New Year. It's known as the "Festival of Lights" for all the fireworks, small clay lamps, and candles that are lit during the celebrations. These lights are said to represent the victory of good over evil, and brightness over darkness. The candlelight makes Diwali a very warm and atmospheric festival, and it's observed with much joy and happiness.l (copiado do Google)

Meu trem sai de Haridwar para Varenesi a meia-noite!e ainda são 2:00h da tarde! Deixei minhas malas na estação no Cloak Room! Não sem antes fazer um oração para que elas esteja lá quando voltar. Tem que prencher um formulário, diverso funcionários, e colocá-las num tipo estante junto com outras. Segurança?  Do nosso ponto de vista. pouca ou nenhum (quando voltei, estavam todas lá, em perfeito estado. Minto!!! A seção estava com cadeado na porta, sem nenhum funcionário, nem qualquer explicação na porta: expediente encerrado, ou coisa semelhante. Não estressei  porque faltava muito tempo para a saída do trem e surgiu um indiano apure falava que inglês encestava na mesma situação.
Peguei um tuk-tuk e disse solene, me deixe no Rio Ganges. Meu caros, fomos parar em tudo que é lugar: Hotel Ganges View , Ganges  isso, Ganges aquilo. Como explicar ao motorista que fala inglês pior que eu? Só queria qu me deixas às margens do Ganges em qualquer lugar. Ganges, o rio mais importante da Índia?!
Paramos num hotel onde recepcionista que fala inglês garantiu aqui não passa o Rio Ganges!!! Que vexame!!
Que vexame? O Ganges percorre a cidade majestoso! como mostrarei adiante. Só pode ter sido o  meu inglês!

Afinal é numa escadaria famosa,  Har-ki-Pairi Ghat, onde  deus Vishnu deixou uma pegada. Pegada essa que não consegui encontrar, por mais que me esforçasse. Pequenas plataformas espalhadas pela escadaria (foto), cada uma com seu "guru" garantiam que  a tal "foot print" estava ali no kiosque dele  mediante uns "donativos", claro! Não editei as fotos, mas tente  adivinhar























Entrei num restaurante qualquer,nem me dei ao trabalho de registrar nada e como é Diwalli, um docinho como sobremesa grátis, oferta da casa: um granulado verde pequeno, tipo ração ,com gosto de incenso!
Jantei o Paneer Bhurji com o toast. Ótimo! A Sobremesa: granulado verde pequeno, tipo ração com gosto de incenso!colher que usei, o maître limpou com um guardanapo de papel e . . . pronto! para o próximo cliente. Hoje,  como é Diwalli, oferecem algo,doce de graça ao final da refeição, desta vez: sementes hortelã pimenta e uns cubinhos, que apreciam sal grosso, mas era doce e crocantes. Como sobrou, certamente, vai para o próximo cliente, com direito a minha colher e tudo mais.

Agora são 8:30h, quase 4h para sair o trem para Varanasi, se não atrasar! O agito praticamente acabou. Ano Novo,  Diwali, é principalmente um festa em família, como li. Na ruas, fogos espaços, muito enfeite de luzes, nas barracas de "camelô" nos hotéis, residências, etc.
Passei um ano novo, Ano Novo chinês, bem entendido, em Beijing. A mesma coisa: comemorações familiares. Nas ruas nada de diferente.

Para passar o tempo, tirei muitas fotos que repasso sem preocupação, de editar.

As fotos abaixo são da minha ida ao Mansa Devi, templo no alto de uma colina, vista sensacional. Chega-se lá de teleférico, exceto, claro no feriado de Diwalli! O teleférico está fechado! e, la vou, colina a cima, a